sábado, 30 de março de 2013

Os caminhos atuais e os novos desafios da teologia da libertação


Os caminhos atuais e os novos desafios da Teologia da Libertação

Faustino Teixeira
PPCIR-UFJF

            O ano de 2012 teve uma importância singular para a teologia da libertação. É o período de celebração dos quarenta anos de lançamento da clássica obra de Gustavo Gutiérrez sobre o tema. É um tempo que coincide também com a celebração dos cinquenta anos do início do Concílio Vaticano II (1962-1965). São dois eventos que marcaram a trajetória e os rumos da igreja católica. Para comemorar as datas o Instituto Humanitas da Unisinos (São Leopoldo, RS) convocou em outubro de 2012 a realização de um Congresso Continental de Teologia, que contou com importantes presenças da reflexão teológica latino-americana. Dentre as presenças de destaque, o teólogo Jon Sobrino, que abordou um tema de centralidade da teologia da libertação: o compromisso dessa teologia com Jesus e os pobres.
            A teologia da libertação nasce um pouco antes da Conferência de Medellin, ocorrida em setembro de 1968. Ela surge com esse nome em julho de 1968, por ocasião de uma conferência de Gustavo Gutiérrez em Chimbote (Peru), num encontro nacional de leigos, religiosos e sacerdotes. O livro, Teologia da Libertação, desse mesmo autor, vai ter sua primeira edição em 1972, abrindo um campo novo de reflexão teológica na América Latina. Como bem lembrou Gutiérrez, a teologia da libertação é um evento segundo e não primeiro, pois dá continuidade e expressão a um “fato maior” na vida da igreja latino-americana, que é a participação dos cristãos no processo de libertação. E uma participação que traduz um acontecimento histórico ainda mais vasto que é a “irrupção dos pobres”. Esse será o grande tema e mote da teologia da libertação: “o grito articulado do oprimido”, para utilizar a expressão de Leonardo Boff.
            Dentre as importantes contribuições fornecidas pela teologia da libertação podem ser elencadas: o acento no empenho libertador, o resgate da cidadania dos pobres, a abertura à positividade da política e o respeito ao universo simbólico-culturas dos pobres[1]. Junto com a reflexão teológica veio a importante experiência das comunidades eclesiais de base, que também se firmam nesse período como uma das grandes esperanças da igreja latino-americana. O processo irradiador dessa nova teologia não ocorreu sem resistências do magistério eclesial, sobretudo por volta de 1984, quando serão conhecidas as instruções da Congregação para a Doutrina da Fé sobre o tema, com as críticas ao que se denominou acento imanentista e unilateral sobre a ação libertadora e a utilização pouco crítica do instrumento de análise recolhido das diversas correntes do pensamento marxista.
            Apesar dessas dificuldades localizadas, a teologia da libertação firmou-se como uma das mais importantes contribuições da teologia para a igreja universal. Na bela imagem cunhada pelo teólogo italiano, Ernesto Balducci, as caravelas que outrora partiram para as Índias ocidentais retornam agora ao Primeiro Mundo com os novos anunciadores do Evangelho. São teólogos portadores de uma boa nova, que é a do  “privilégio dos pobres”, cuja grandeza tem seu fundamento teológico em Deus, como bem sinalizou o Documento de Puebla (1979), em seu número 1142[2].
            Ao retomar a discussão sobre a teologia da libertação, em nova introdução à sua obra clássica, Olhar longe[3], Gustavo Gutierrez fala nos novos desafios para a teologia da libertação, e menciona como temas que serão recorrentes aqueles relacionados às questões culturais, raciais e vinculadas à situação da mulher. Sublinha também que o diálogo realizado com grupos de cristãos de outros continentes, bem como os encontros que foram acontecendo ao longo dos anos, ajudaram a situar melhor aspectos que estavam obscurecidos na reflexão até então realizada. Menciona a importância do diálogo realizado com teólogos do Terceiro Mundo, e o desafio conexo de ampliar o quadro de compreensão do mundo do pobre. Isto foi também percebido pelos irmãos Leonardo e Clodovis Boff, na obra Como fazer teologia da libertação (Vozes, 1986). Trata-se da ideia de “alargar a concepção de pobre”, inserindo outros planos da opressão social, para além de uma compreensão exclusivamente classista do oprimido, envolvendo assim a questão dos negros, dos índios e da mulher.
            Outros desafios foram sendo elencados no projeto da teologia da libertação, como o relacionado com a ecologia. Leonardo Boff foi um dos pioneiros nesse trabalho de articulação do “grito do oprimido com o grito da Terra”[4]. Na introdução de sua obra sobre o tema, Boff assinala que não apenas os oprimidos devem se libertar, mas também a Terra que vem espoliada e que grita. O “Outro sofredor” não diz respeito apenas aos seres humanos, mas inclui também a Terra: “Todos somos reféns de um paradigma que nos coloca, contra o sentido do universo, sobre as coisas ao invés de estar com elas na grande comunidade cósmica”. E os humanos têm uma responsabilidade diante de tudo isso, com a abertura de consciência de que pertencem à vida, e não o contrário. Urge reagir contra a situação “mortífera” em que se vêem enredados. A diversidade a ser preservada não é apenas a humana, social ou cultural, mas também a diversidade ambiental[5]. Não há como excluir o ambiente da comunidade humana, e esta só se firma resguardando e protegendo o espaço onde ela cresce e se desenvolve.
            Firma-se também o desafio da espiritualidade libertadora. É outro dos campos sublinhados com ênfase por Gustavo Gutiérrez. Já na sua obra clássica, de 1972, tinha indicado a importância desse tema: uma espiritualidade da libertação (capítulo décimo). Retoma o tema em outra obra fundamental, Beber no próprio poço – Itinerário espiritual de um povo (Vozes, 1984). E ao tratar o tema das tarefas atuais da teologia da libertação, em artigo sobre as situações e tarefas da teologia da libertação[6], volta a falar no aprofundamento de tal desafio. Não há como viver a prática libertador sem um clima de gratuidade e despojamento. A gratuidade deve, sim, banhar e invadir todo o projeto de luta transformadora, de modo a evitar a hybris, a superioridade moral ou a arrogância de seus protagonistas. Como sublinha Gutiérrez, há que recuperar o espírito que envolve o seguimento de Jesus, a radicalidade que preside o dom da entrega ao outro, que brota da fonte da interioridade. É nesta profundidade que se situa a espiritualidade, e a partir da qual se delineia o projeto de amor ao próximo. Já dizia com acerto Teresa de Ávila em suas Moradas, que “o amor ao próximo nunca desabrochará perfeitamente em nós se não brotar da raiz do amor de Deus” (V Moradas  3,9). Uma das intuições chave da teologia da libertação foi ter percebido que “no coração mesmo da opção preferencial pelos pobres há um elemento espiritual de experiência do amor gratuito de Deus” (Gutiérrez).
            Outro “território novo e exigente” para a teologia da libertação relaciona-se com a questão da pluralidade religiosa. E, curiosamente, trata-se de um desafio que provém das nações mais pobres da humanidade. Pensar a pluralidade religiosa como um dom e um valor, inserir-se honestamente na prática de um diálogo interreligioso autêntico e produtivo, são desafios muito atuais para a teologia da libertação. Se há apenas uma terra e muitas religiões, como indicou Paul Knitter[7], as distintas tradições de fé são convocada a uma responsabilidade global, de luta contra o sofrimento humano e ecológico. Trata-se do nervo kairológico do diálogo interreligioso no tempo atual. Na busca de um novo “cruzamento” entre teologia da libertação e teologia do pluralismo religioso, a Comissão Teológica Latino-Americana da Associação de Teólogos/as do Terceiro Mundo (ASETT/EATWOT) realizou um amplo projeto reflexivo que resultou numa série de cinco volumes sob o título geral “Pelos muitos caminhos de Deus”[8]. Foi a exitosa tentativa de desenvolver uma teologia pluralista libertadora, sempre partindo da perspectiva e da opção pelos pobres. Na avaliação feita por um dos responsáveis pelo projeto, José María Vigil, na apresentação do quinto e último volume da série, a teologia da libertação e a teologia do pluralismo religioso deixam de ser “duas desconhecidas”, testemunhando agora um fecundo e enriquecedor diálogo.
            Como se pode perceber, os desafios estão dados, e a teologia da libertação tem diante de si a grande tarefa de trilhar este novos caminhos com criatividade e ousadia. Apesar de alguns “profetas de desventuras” anunciarem prematuramente a morte da teologia da libertação, ela permanece viva e produtiva, abraçando com alegria novos e instigantes horizontes. Em sua recente conferência na Unisinos, Jon Sobrino assinala a importância de “prosseguir com o novo no pensar teológico”, com os desafios que vão se apresentando no tempo, mas mantendo sempre acesa a atenção para não se descuidar da “eterna fonte de água viva”, que é Jesus Cristo e de seus queridos privilegiados que são os mais pobres e excluídos.

Bibliografia:

BOFF, Leonardo. Ecologia. Grito da terra, grito dos pobres. 3 ed. São Paulo: Ática, 1999.
BOFF, Leonardo & BOFF, Clodovis. Como fazer teologia da libertação. Petrópolis: Vozes, 1986.
GIBELLINI, Rossino. Prospettive teologiche per il XXI secolo. Brescia: Queriniana, 2003.
GUTIÉRREZ, Gustavo. Teologia da libertação. Perspectivas. São Paulo: Loyola, 2000.
_____. A força histórica dos pobres. Petrópolis: Vozes, 1981.
_____. Beber no próprio poço. Itinerário espiritual de um povo. Petrópolis: Vozes, 1984.
TORRES, Fernado et al. Teologia da libertação e educação popular. São Leopoldo: Ceca/Cebi/Celadec, 2006.

(Publicado na Revista Novamerica, n. 137 jan-mar 2013, p. 18-21)
           


[1] Faustino Teixeira. Teologia da libertação: eixos e desafios. In: Fernando Torres et al. Teologia da libertação e educação popular. São Leopoldo: Ceca/Cebi/Celadec, 2006, p. 40-49.
[2] Veja também: Gustavo Gutiérrez. A força histórica dos pobres. Petrópolis: Vozes, 1981, p. 210-213.
[3] Gustavo Gutiérrez. Teologia da libertação. São Paulo: Loyola, 2000, p. 11-54 (Olhar longe – Introdução à nova edição).
[4] Leonardo Boff. Ecologia. Grito da terra, grito dos pobres. 3 ed. São Paulo: Ática, 1999.
[5] Eduardo Viveiros de Castro. Encontros. Rio de Janeiro: Azougue, 2007, p. 256-257.
[6] Gustavo Gutiérrez. Situazione e compiti della teologia della liberazione. In: Rosino Gibellini (Ed.). Prospettive teologiche per il XXI Secolo. Brescia: Queriniana, 2003, p. 108-111.
[7] Paul Knitter. Una terra molte religioni. Dialogo interreligioso e responsabilità globale. Assisi: Cittadella  Editrice, 1998.
[8] ASETT (Org.). Pelos muitos caminhos de Deus. Goiás: Rede, 2003; Luiza E. Tomita & Marcelo Barros & José María Vigil. Pluralismo e libertação. São Paulo: Loyola, 2005; Luiza E. Tomita & José María Vigil & Marcelo Barros. Teologia latino-americana pluralista da libertação. São Paulo: Paulinas, 2006; José María Vigil & Luiza E. Tomita & Marcelo Barros. Teologia pluralista libertadora intercontinental. São Paulo: Paulinas, 2007; José María Vigil. Por uma teologia planetária. São Paulo: Paulinas, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário